segunda-feira, 5 de maio de 2008

Excesso de falta de profissionalismo

Pois é! Quem nunca se deparou com falta de profissionalismo dentro do ambiente empresarial? Como?! Você não?! Bom, das duas uma, ou você é uma pessoa de muita sorte ou você é um dos que trazem o anti-profissionalismo para o nosso mundo.

Bons exemplos de falta de profissionalismo são as pessoas que trabalham com foco no erro alheio, note bem que eu disse alheio, o erro de uma pessoa anti-profissional, a seu ver, é sempre remediável ou pode ser relevado, agora se o erro for, como eu disse, alheio, pode ir se preparando para alguns conflitos nada agradáveis, às vezes constrangedores.

Acredito que devamos direcionar o nosso foco nas causas e nas possíveis soluções dos erros e não ficar tentando apontar culpados e martirizar os “coitados” às vezes somente para se deleitar de não ter sido o errado na história. Esse tipo de gente quer sentir que é melhor ou mais capacitado que os demais e se esquecem que em uma empresa o objetivo principal não é ser melhor que os demais, é ser melhor com os demais. A empresa é formada por profissionais com um objetivo em comum, pode até ser que não seja o objetivo pessoal comum de todos, mas é o que todos os que aceitaram trabalhar na organização devem seguir.

Profissionalismo, a meu ver, também pode ser traduzido como bom-senso ou até mesmo educação. Ser profissional é algo tão simples, basta somente fazer o que você é pago pra fazer, isso é simples não é? Para algumas pessoas não. Tem gente que a palavra respeito não está inclusa no seu dicionário e muito menos no seu dia-a-dia e é com essas pessoas que o verdadeiro profissional deve ter jogo de cintura para poder lidar sem perder sua postura.
O que eu tenho a dizer é isso: Trabalhe e deixe trabalhar!

Nenhum comentário: