segunda-feira, 5 de maio de 2008

Caminhos

Quando a gente é jovem a gente não sabe muito bem o que quer da vida, com a exceção de alguns privilegiados que já nascem sabendo o que vão ser quando crescer, mas grande parte desses privilegiados no Brasil não podem ser considerados tão privilegiados assim tendo em vista que nem meio por cento dos meninos conseguem se tornar jogadores profissionais de futebol e que quando as meninas percebem que para ser professora no país que ”se plantando tudo dá” elas devem ter além de um curso de magistério, um curso de defesa pessoal e um treinamento especial antiterrorismo ministrado pelo BOPE, grande parte acaba escolhendo outros caminhos

A decisão sobre qual caminho seguir se complica ainda mais quando precisamos escolher uma faculdade. A grande questão é “Devo fazer o que gosto ou o que dá dinheiro?”. Se escolher a primeira opção tenha certeza de que gosta mesmo porque uma mudança posterior de caminho, apesar de possível, não será tão fácil. Se optou a segunda opção se prepare para passar por grandes aborrecimentos, você competirá com quem realmente gosta daquilo que escolheu. Agora se você ficou em dúvida sobre optar por gosto ou dinheiro escolha o curso de administração ou não escolha nada, mas lembre-se de que, hoje em dia, quem não estuda tem grandes chances de ser profissionalmente esquecido.

Eu sou um dos centenas de milhares de indecisos que escolheu administração, afinal, é um curso que engloba quase tudo e quem sabe nesse quase tudo o indeciso não descobre o que gosta?. Já ouvi dizer que um administrador é aquele que entende de tudo mas não é bom em nada, o que em certo ponto não deixa de ser verdade; uma pessoa em cargo de administração só precisa, obviamente, administrar, só precisa basicamente saber quem faz o que e como essa pessoa deve fazer, quem precisa saber realmente realizar suas tarefas é o profissional encarregado da área. Simplificando: o administrador é aquele que é não excelente em nada a não ser em administrar, mas é o que manda em todos que são excelentes em uma tarefa específica, e isso não o torna um ser arrogante porque sem os profissionais certos ele não é nada.

Após uma breve “puxada-de-sardinha” para a carreira que eu escolhi eu deixo aqui minhas últimas palavras (por enquanto). Acredito que não há mal nenhum em ficar indeciso sobre qual caminho escolher, contanto que você tenha ambições e tenha claramente em mente que você vive em uma sociedade que sem dinheiro você não come e que seus pais não vão viver pra sempre, talvez o dinheiro deles vá, mas será que essa é a vida que você quer?

Nenhum comentário: